Já que discutimos conceitos e utilidades básicas da OSINT, talvez seja necessário agora entender o que significa o termo inteligência neste contexto. O conceito pode parecer óbvio para quem já é interessado pelo tema e está aqui lendo este texto, mas é investigando o aparentemente óbvio que podemos chegar a conclusões incomuns (este é mais ou menos o modo como a OSINT funciona).
Na Wikipedia em língua portuguesa, por exemplo, não temos a definição de inteligência como em OSINT; o verbete para o qual somos remetidos é o de Serviço de inteligência[1]. A definição é: "[u]m serviço de inteligência ou serviço de informações é geralmente um departamento governamental, cuja função é a coleta de informações relacionadas com possíveis ameaças à segurança do Estado." Notem os termos "departamento governamental" e "ameaças à segurança do Estado". Segundo a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência)[2], "[a] atividade de Inteligência é o exercício de ações especializadas para obtenção e análise de dados, produção de conhecimentos e proteção de conhecimentos para o país. Não parece bem o contexto que procuramos aqui, certo?
De todo modo, a ideia de departamento governamental nos conduz à mais famosa agência de inteligência, presente em inúmeros filmes, séries e livros. Trata-se da CIA (Central Intelligence Agency) nos EUA. Normalmente, nos filmes, os agentes da CIA são retratados como espiões, trabalhando ativamente para conter ameaças aos norte-americanos, lidando com informações ultrassecretas e combatendo vilões (muitas vezes espiões soviéticos de outra famosa e defunta agência de inteligência, a KGB). Essa representação fantasiosa não deve nos enganar. O fato é que, por mais especializados que sejam os serviços de inteligência e seus "espiões", eles também fazem uso da Inteligência de Fontes Abertas, de recursos aos quais temos livre acesso e que conheceremos mais a fundo em breve.
A inteligência, em si, é o método que usa a coleta, o processamento, a análise e a disseminação de informações para determinada finalidade, usualmente no sentido de obter alguma vantagem estratégica. As finalidades da OSINT já foram discutidas no artigo anterior. Quanto ao método, técnicas e ferramentas, são a matéria sobre a qual nos debruçaremos a partir de agora.

Nenhum comentário:
Postar um comentário